2da
oilemaTop

Oilema

Diferenciação que vem da coragem de uma família

A Oilema é uma empresa de Luiz Eduardo Magalhães (Oeste da Bahia) que produz sementes de soja. Sua história se inicia nos final dos anos 70 quando a família Gatto – então residente no sul do país – compra terras na região. Com a expansão dos negócios em 2012, a 2DA foi chamada para ajudar.

oilema01O Desafio da Expansão Agrícola de Soja no Oeste da Bahia

DEPOIS DA EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA PARA O MATO GROSSO FOI A VEZ DO OESTE DA BAHIA A PARTIR DOS ANOS 80. EM 1980 AMÉLIO GATTO E TRÊS DOS SEUS DEZ FILHOS DEIXARAM O RIO GRANDE DO SUL EM DIREÇÃO À BAHIA. ADQUIRIRAM UMA ÁREA DE TERRAS NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS, HOJE REGIÃO DE PLACAS.

Da experiência com soja nasce a Oilema. A experiência e produtividade da soja cresce e a família desenvolve extensa expertise com a produção das sementes. A produção cresce na parceria com Celito a partir dos anos 90 (casado com uma das filhas de Amélio).

oilema02

Conhecendo a coragem de famílias que dedicaram suas vidas à terra

Conversamos com os membros da família Gatto, a área comercial, diretores e equipes da empresa. Visitamos lojas de insumos agrícolas. Visitamos várias fazendas no Oeste da Bahia e conhecemos a história dos principais produtores. Histórias de sacrifício de pessoas que deixaram o sul por terras que até então não eram produtivas.

São pessoas que chegaram sem nada e sem recursos locais e construíram suas vidas com o trabalho da terra. Identificamos que ao crescer, a Oilema estava com dúvidas quanto ao futuro – para onde ir e como chegar lá. Percebemos também que o negócio estava fundido no discurso e ideologia do segmento e perdendo mercado para players multinacionais.

oilema04

Levantamos a bandeira dos que Compartilham em Situações Adversas

Identificamos as necessidades e motivações dos clientes que não estavam sendo atendidos pelos concorrentes – necessitam a cada estação de informações precisas para a tomada de decisão de quando e como plantar. Baseado nessa realidade e na história de fundação da empresa, levantamos a bandeira – COMPARTILHAR DE PRODUTOR PARA PRODUTOR.

A EQUIPE FOI DIRECIONADA PARA ESSE PROPÓSITO. A BANDEIRA GANHOU VIDA VISUALMENTE

O conhecimento do processo de fazer a melhor semente foi exteriorizado para ser compartilhado com os produtores. Rituais e procedimentos de parceria e atendimento foram desenhados.

O conhecimento do processo de fazer a melhor semente foi exteriorizado para ser compartilhado com os produtores. Rituais e procedimentos de parceria, atendimento foram desenhados.

oilema05

Alinhamos o propósito da empresa com a equipe e redefinimos uma nova postura comercial e a introdução de ferramentas de venda.

oilema06
Conheça o site da Oilema em: www.sementesoilema.com.br.

Uma Nova Postura Comercial

Fundadores e equipe começaram a agir a partir da nova bandeira.  O comportamento em feiras, em negociações, visitas e palestras começou a refletir o propósito de compartilhar lado a lado.

Compartilhe
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn