O salão Maria Antônia nasceu no bairro Gutierrez em Belo Horizonte. A tradição se deve ao capricho, atenção e refinamento de sua fundadora, a Maria Antônia. A equipe cresceu e com o tempo o engajamento diminuiu.
O número de salões de beleza no Brasil não para de crescer. Em cada quarteirão, inúmeros salões. A guerra de preços é nítida e a similaridade entre eles também. Para as funcionárias, fazer parte de uma equipe de um salão ou de outro não tem muita diferença. E aqui entramos para ajudar.
O NEGÓCIO PRECISAVA DE UMA IDEIA MOTRIZ CLARA E VERDADEIRA PARA QUEBRAR A SIMILARIDADE DO MERCADO E ASSIM TRAZER SENTIDO PARA A EQUIPE E MOTIVÁ-LA
Percebemos que as clientes mais próximas da Maria Antônia separavam um tempo na semana para dedicarem a elas mesmas – além dos serviços de beleza curtiam passar tempo no salão lendo, tomando um café e relaxando. Porque não expandir essa experiência para todos os clientes e consequentemente mover a equipe nessa direção?
O salão passou então de “quadrado de luxo” para “salão e day spa”. O novo espaço ocupa uma casa inteira, pensada em cada canto para oferecer tempo de intimidade pessoal, conforto e relaxamento.
Os cômodos separados permitiram mais privacidade e um atendimento mais próximo. Agora o salão não mais dispõe de um espaço dedicado para a venda de bijuterias e de mimos, ele agora faz parte da composição do ambiente, peças que ao mesmo tempo decoram, podem ser adquiridas.
Desenvolvemos e aprimoramos os rituais que o salão proporciona. Lavar os cabelos, por exemplo, se tornou um meio de relaxar e estimular a mulher a concentrar-se em si mesma, ter seu tempo pessoal e íntimo. A música foi repensada para compor e intensificar o momento delas. Vários serviços foram repensados.
Para fazer tudo isso acontecer, o perfil da equipe foi cuidadosamente desenvolvido. A forma de olhar, de tocar, de acompanhar e ouvir, foi criteriosamente redefinida. Realizamos treinamentos, workshops e dinâmicas de geração de sentido. Um plano de ação foi desenvolvido direcionando a equipe a reconstruir a experiência Maria Antônia a curto, médio e longo prazo.
Todos passaram a ver sentido no dia a dia de seu trabalho. O norte estabelecido foi comprado por eles por ser verdadeiro e refletir a história da fundadora. As equipes foram motivadas e engajaram na causa. Novos clientes foram atraídos e o lugar se tornou um meio das mulheres dedicarem tempo a elas mesmas.